Posted by: Simone Talarico Ross | June 11, 2007

Pesos e medidas

Conforme mencionei no último post, os americanos não usam o sistema métrico-decimal, como o resto do mundo. Esse sistema foi adotado para uniformizar as medidas e facilitar a vida do povo que viaja porque, até a adoção do chamado Sistema Internacional de Unidades, ou somente SI, cada país usava a sua medida. Nao quero aqui ficar tentando dar uma aula sobre o assunto entao se você precisar de informações mais completas sobre o SI você pode encontrar no site do Wikipedia, no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades
Já sabia do fato antes de mudar pra cá, mas so fui sentir a dificuldade no cotidiano, por exemplo quando ia às compras (eles usam onças e não quilos ou gramas!!!) , quando enchia o tanque do carro (eles usam galões e não litros!!!), pra medir distâncias (Robert, meu marido, às vezes diz “eles moram a umas 20 milhas daqui” Ããããã????) e o mais vergonhoso, para fornecer minha altura quando solicitada (eles usam pés e não metros!!!).
Vivo com uma tabela na mesa do meu escritório e a parte da altura já foi superada. O pior não é o galão, os pés, as milhas, os quilos, mas os submúltiplos deles, que dificultam a empreitada, porque nada é múltiplo de dez, e pra quem foi educado no sistema onde tudo gira em torno do dez há que se mudar a postura intelectual, e a luta continua!!!
Ah, só prá esclarecer, a foto não é atual, (vou tirar uma, juro!), os preços da gasolina aqui estão bem diferentes agora…


Responses

  1. Poatzzzz… eu fico tentando imaginar pq só eles querem ser diferentes né?!?!? rsssss ain santin!!!
    Ainda bem q a direção do carro e o lado das vias continuam iguais, pq senão aí ia complicar de vez!!! rssssss

    Bjusss

  2. Oi Simone,

    acho que o sistema de medidas americano deve ser encarado da mesma forma que uma outra língua.

    O melhor não é traduzi-lo, mas usá-lo e entendê-lo.

    É como usar o Google para traduzir: “How old are you?”
    fica igual a “como velho é você?”

    Bem, é só uma opinião.

    Se me permite o pedido, gostaria de saber mais sobre o modo de encarar do povo daí. Acho que rende uma boa crônica.

    Beijos e tô gostando da produção de textos – principalmente do ritmo. Estão ótimos. Informativos e leves.

  3. Concordo plenamente c vc, Carlos, e eh o que tenho feito por aqui, estou me deixando aprender como crianca! Mas, as vezes preciso fazer uso de uma tabela, se nao posso complicar a minha vida!!! hahaha


Leave a Reply

Categories

