Posted by: Simone Talarico Ross | August 14, 2007

Sistema de Saúde VI – Tips on health insurance

Aqui vão algumas dicas pra quem está à procura de um bom plano de saúde. Acho válido atentar para alguns tópicos tanto aqui, nos EUA, como no Brasil, porque em geral os seguros trabalham da mesma forma, então é sempre bom estar pronto pra fazer algumas perguntas para o agente com quem você estiver conversando.

Primeiro, como citei acima, seria ótimo ter um agente – que tenha licença para trabalhar no seu estado – que viria até a sua casa para te ajudar a escolher o melhor plano que vá caber no seu orçamento e nas suas necessidades. Eu, particularmente, acho que é bom ter um agente pessoal, com quem você pode entrar em contato caso alguma dúvida surja, pra que você não precise ficar esperando por horas para falar com alguém nos telefones de serviço ao consumidor. Mas, como disse, planos individuais raramente têm agentes disponíveis, então caso você ainda queira um plano individual, seja bastante criterioso nas informações que vai dar por telefone.

Aqui, nos EUA, é importante você verificar se o plano vai ter um deductible anual. Se puder, fuja deles. Eles aumentam seus custos e, às vezes, pagar uma mensalidade 20 dólares a mais acaba saindo mais barato, se você não tem um deductible anual para atingir.

Dê preferência aos planos que cobrem 80% das despesas hospitalares. Pode não parecer muita diferença, a princípio, mas em um conta de hospital de 30 mil dólares, 20% seriam seis mil, mas se você tem um plano que só paga 60% da sua conta, você pode acabar com uma dívida de 12 mil para pagar! E acredite, essas são as contas que podem te quebrar. Ninguém verdadeiramente precisa de plano de saúde para ir ao médico tão somente. É possível pagar uma consulta por ano (apesar de duvidar que você visite seu médico todo ano!) e uns exames básicos de sangue do próprio bolso, nao? Mas, já uma conta de hospital…

Se você é autônomo, solicite, por escrito, que a companhia garanta que ira cobrí-lo caso você necessite de cuidados médicos devido a algum acidente ou doença proveniente (ou ocorrido durante) seu horário de trabalho. É muito comum planos não cobrirem tais tratamentos e você, apesar de ter um plano de saúde, pode acabar tendo que pagar toda a conta.

Leia as exclusões e limitações de seu plano. Essa é uma das partes mais importantes porque é aonde o plano diz o que não vai pagar. Uma das decepções mais comuns de clientes que não lêem suas apólices é a pessoa achar que tem cobertura para maternidade, por exemplo, e quando precisar do benefício, acabar descobrindo que este nãao estava incluído no plano. Vários benefícios são opcionais por aqui. Se vocêe tem alguma preocupação ou planos para o futuro em mente, converse com seu agente antes de adquirir qualquer plano.

Se você tem história de câncer, problemas do coração ou vascular, diabetes, derrames ou outra doençaca cronica na famíilia, veja se háa algum tipo de proteçãao extra caso vocêe seja diagnosticado com uma dessas doenças. Geralmente os agentes sabem indicar algum tipo de auxíilio financeiro que você pode obter – como se fosse um seguro separado. Parece adcionar mais na sua mensalidade, não muito, mas pode vir a calhar se você tem esse tipo de história familiar.

E o básico, mas importante: verifique se a rede de hospitais e emergêencias na sua áarea fazem parte de seu plano. Na maioria dos PPO’s, se você for atendido numa emergência você naturalmente será considerado in network, mas nem todos os planos funcionam assim. Ah, e se funcionam, verifique também qual é a definição de emergência para a companhia de seguro – é verdade, podem existir várias definições, verifique aquela que seu plano oferece!

Espero que a série sobre sistema de saúde nos EUA tenha sido de alguma ajuda. Esse é o meu trabalho atual – Health Insurance Consultant – e estou muito contente em trabalhar numa companhia que cuida muito bem de seus clientes e realmente dá o valor de cada dólar que eles investem. Ainda está longe de ser perfeita, mas pelo conhecimento que adquiri de todos os outros planos disponíveis aí fora, não tenho a menor dúvida de que é a melhor! Então, caso queira informações adicionais, entre em contato pelo email: simonetross@gmail.com Será um prazer ajudá-lo(a)!!!!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: