Posted by: Simone Talarico Ross | September 5, 2007

Sobre incêndios

Quase todo dia, durante todo o verão, há notícias de incêndios por aqui. E alguns têm sido bem perto de onde moramos, geralmente perto de estradas, porque muita gente que fuma, joga a ponta do cigarro prá fora da janela e acaba provocando uma destruição trágica, porque o ar é muito seco e a grama tá toda queimada. Também há aqueles que são causados por piromaníacos, que sentem um certo prazer em ver fogo. Outra razão para o início de incêndios aqui são os raios que quando caem no meio de florestas, espalham fogo e aí, é bem difícil de conter.

Hoje, a notícia de que um incêndio, que começou em junho, num Parque Nacional aqui na Califórnia, tenha sido contido, trouxe alívio. 240 mil acres foram queimados. O incêndio começou por causa de faíscas provenientes de um equipamento que estava sendo usado no conserto de uns canos d’água. Os dois trabalhadores envolvidos estão sendo processados por terem sido negligentes. Mas, a preocupação continua porque novos focos são encontrados a toda hora. E aqui, muita gente já se prepara para acontecimentos como estes.

Tenho uma amiga aqui que me disse que há uns anos atrás, quando a situação também estava bem crítica, como agora, que um fogo estava perto da casa dela, numa floresta. Os bombeiros foram na vizinhança e avisaram a todos para recolher roupas e qualquer coisa de valor e colocar dentro de seus carros, porque se o fogo chegasse mais perto eles evacuariam a área sem dar tempo prá ninguém retirar nada. No final, eles conseguiram conter o fogo e eles não precisaram deixar a casa, mas a sensação de que você vai ter que abandonar seu lar prá ser destruído não deve ser das mais agradáveis.

A maioria das pessoas por aqui tem uma caixa que é resistente à fogo, prá você colocar documentos e outras coisas que são importantes prá você. Em caso de incêndio, a casa pode ser destruída, mas a caixa fica intacta. Nós aqui em casa não tínhamos uma e adquirimos essa aí da foto só por precaução. Ela é bem parecida com uma maleta, com alça e bem pesada, e nos custou em torno de 20 dólares, mas valeu a pena a paz de espírito que ela nos trouxe…


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: