Posted by: Simone Talarico Ross | October 25, 2007

Ainda sobre incêndios

Não gosto muito de números em desastres como estes porque, no fim, eles parecem nos desensibilizar mais do que mostrar a realidade do que acontece. Mas só prá vocês terem uma idéia de como os focos de incêndio aqui foram devastadores, vou resumir os últimos dados da tragédia: sete pessoas morreram, um milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas, mais de 1,5 mil residências já foram destruídas, e o prejuízo já é superior a US$ 1 bilhão. O presidente George Bush decretou estado de emergência na região, o que permite liberar fundos federais com urgência.

Mas os governos estadual e federal já estão sendo criticados. Há aqueles que dizem que se a Guarda Nacional – que é um grupo de funcionários do governo que são treinados exatamente para situações de emergência como estas – não estivesse no Iraque, a resposta a estes incêndios poderia ter sido mais eficiente.

Outra coisa que se comenta muito aqui é que muitas áreas, onde há um número grande de casas, são cercadas por matas onde, por causa de leis de proteção ao meio-ambiente bastante rígidas, não podem ser tocadas. E ao mesmo tempo, há aqueles que dizem ser a tragédia um dos efeitos do aquecimento global.

Difícil, não? Mas, pelo menos todos estão buscando soluções para o problema e isso já é positivo. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, onde a chuva – que vem todo ano! – também causou estragos, a única coisa que os administradores da Cidade Maravilhosa fazem é dar desculpas.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: