Posted by: Simone Talarico Ross | November 6, 2007

Consulado brasileiro no exterior

Eu já tinha visto em blogs de brasileiros que moram na Europa vários textos de pessoas frustradas com a ineficiência dos consulados brasileiros no exterior mas, somente quando tenho que ir à Los Angeles para solicitar algum serviço ao consulado, é que me dou conta da razão de tanta frustração.

É quase impossível descrever o funcionamento desse tipo de serviço. Não…, acho que na verdade, não é tão difícil assim! Agora que parei prá refletir no assunto, veio a mente o serviço público, em geral, no Brasil. Por favor, não me levem a mal! Minha mãe foi funcionária pública por 30 anos e era competentíssima no que fazia e ia além do que fazia, porque acabava fazendo o serviço dos que não tinham a menor idéia do trabalho que lhes era designado.

Mas, como dizia, se você mora ou morou no Brasil e precisou de um serviço público, ou de utilidade pública – porque às vezes eles foram privatizados mas continuam únicos, sem concorrência numa cidade, como é o caso da telefonia ou do serviço de gás natural, no Rio – sabe bem do que eu estou falando. Não quero ficar cavando histórias tristes e frustantes na minha memória porque acho que não faz bem prá saúde, mas se eu quisesse poderia falar dias sobre as horas que passei ao telefone ou numa fila, tentando resolver coisas que, caso tudo tivesse ocorrido competentemente, não seriam necessários.

Mas triste é saber que esse desrepeito se estende mundo afora! Quando você pensa que está em um outro país  – onde os serviços públicos não são perfeitos, mas os funcionários públicos pelo menos podem ser demitidos caso não façam seu serviço direito – você dá de cara com o … Consulado Brasileiro!

Uma das coisas que acho de maior desrepeito – e que, por exemplo, a Polícia Federal fazia em seu site, não sei se ainda o fazem, quando dava informações de renovação de passaporte – é que, se há uma lista de documentos necessários para você solicitar algum serviço no site de um deles, quando você chega ao local, achando que tem tudo certinho, a lista é diferente! Sempre tem algo a mais, que eles esqueceram de colocar no site! Ou o horário de atendimento está incorreto e você levou uma, duas horas prá chegar ao local e eles “não podem fazer nada”!

Mudança de formulário acho que é o preferido aqui dos Consulado de Los Angeles. Sem aviso algum, eles fazem as mudanças e nem dão tempo para as pessoas que tinham utilizado os formulários antigos! Você praticamente tem que fazer o download do formulário no dia e ir ao consulado no mesmo dia prá garantir estar correto e mesmo assim corre o risco deles fazerem a mudança durante o dia e não aceitarem o seu! Exagero? Aconteceu algo bastante parecido com uma amiga! Argh!!!

E vocês, já tiverem o desprazer de conhecer de perto a incompetência do serviço público e de funcionários públicos brasileiros? 

 


Responses

  1. Sim, sim, sim!!! Sempre que temos que comparecer ao Consulado de NY, passamos por um verdadeiro calvário. As informações dadas via telefone e internet são completamente daquelas dadas pelo funcionário consular.

    Nosso filho nasceu aqui e queriam exigir a presença do recém-nascido na hora do registro enquanto havia uma mensagem em negrito no site, dizendo que não era necessário. Meu marido (também jornalista), teve que peitar a atendente. Sem falar no péssimo atendimento, na cara feia e nas perguntas em português, respondidas em inglês.

    Parabéns pelo blog.
    Um abraço,
    Julia


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: