Posted by: Simone Talarico Ross | January 8, 2008

Obama e McCain na frente em New Hampshire?

obama_mccain.jpg

Em meio a uma campanha frenética de véspera de votação, uma pesquisa do Instituto Gallup para o jornal USA Today dá vantagem aos senadores Barack Obama, do partido Democrata, e John McCain, do Republicano, nas eleições primárias de hoje, em New Hampshire, na escolha dos candidatos desses partidos à eleição presidencial de novembro, aqui.
No Partido Democrata, Barack Obama, que aparecia em empate técnico, abriu uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre a também senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton.

Entre os republicanos, John McCain está quatro pontos à frente do ex-governador Mitt Romney, do vizinho estado de Massachusetts, que era considerado o favorito.

A surpresa é geral. Primeiro porque Obama não parecia estar muito articulado em seus discursos, e a inexperiência era seu fraco. Mas, ao seu lado ele teve pessoas que geralmente não participavam das eleições, e que estão agora ativas, e parece que esse têm sido um grande diferencial. Já McCain saiu-se muito bem num debate que assisti, no domingo, transmitido pela ABC, porque ele é um dos poucos republicanos, senão o único, na minha opinião, que responde às perguntas, mesmo correndo o risco de ser impopular.

A temporada das primárias começa em janeiro e dura até junho. Durante o processo, os candidatos lutam dentro dos principais partidos – o Republicano e o Democrata – pela indicação para concorrer à Presidência. As prévias de New Hampshire são muito importantes na corrida presidencial americana. Estou de olho!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: