Posted by: Simone Talarico Ross | January 29, 2008

O último discurso de Bush no Congresso como presidente dos EUA e uma lição de patriotismo

Ontem assitimos por pouco mais de uma hora o último discurso que o presidente George W. Bush fez ao Congresso, e nele. Esse discurso, repetido anualmente pelo presidente, chama-se Estado da União e é como que uma prestação de contas feita aos representantes do povo, então ao povo.

Já no começo, achei algo diferente. Quem anuncia o presidente são dois assistentes, lá na porta, com vozes graves porque não usam microfones. Eles dizem, alguma coisa como: “Senhora Presidente da Câmara, o presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush.” Como eles usam tão somente a palavra “speaker” para Presidente da Câmara, demorou uns segundos para que eu entendesse que eles se referiam à Nancy Pelosi, do Partido Democrata – que atualmente tem a maioria no Congresso, e por isso possui a líder. Então, é como se ela fosse a dona da casa, e por isso o anúncio ter sido feito a ela.

E aí, ela vem ao microfone e diz assim: “É com distinto privilégio e com muita honra que eu convido..”, blá, blá, blá e então entra o presidente. Eu, na minha humilde ignorância, viro para o meu marido e digo: “Ela disse que se sente privilegiada? Honrada? Eles são de partidos completamente opostos, ela, como líder do congresso vive atrasando um monte de leis que Bush manda prá lá, eles discordam radicalmente em vários assuntos e ela tem a cara de pau de falar assim na frente de todo mundo?”

E então, meu marido vem com um pouco de lição patriota, que é um campo bastante desconhecido prá mim, e me diz: “Ela está se referindo ao cargo, não à pessoa.”

Dããããhhhhh!!!!


Leave a Reply

Categories

