Posted by: Simone Talarico Ross | February 26, 2008

E as análises sobre o Oscar não param!

O assunto ainda é o Oscar, pelo menos nas análises de especialistas de audiência. O número – 32 milhões de espectadores – concorre na categoria de uma das menores audiências que o evento teve desde 2003  – que teve 33 milhões e terminou com Chicago como o filme vencedor naquela noite.

Vou dar a minha análise, afinal jornalista não é, em síntese, o sujeito que sabe um pouco de tudo?

O povo aqui parece estar cansado de violência. Na tevê, diariamente, nos telejornais da manhã, do almoço e da noite, vemos imagens de carros explodidos no Iraque, feiras no ar, sem falar em Darfur e República do Congo. Agora, sem timidez na exposição das imagens, é possível se ver os corpos carbonizados, pessoas sendo carregadas sem um dos membros, crianças em situações inimigináveis.

E ainda tem os veteranos de guerra, que em tempos de tecnologia de ponta retornam sem um membro ou sem nenhum membro, às vezes até sem rosto! E claro, eles são mostrados de close!

 A realidade tem sido bastante cruel, visualmente falando, por aqui – sem falar no óbvio, que é conhecer alguém nessas condições, o que não é nada raro.

Então, imagino que se a pessoa não é cinéfila e não tem algum conhecimento de cineastas como os irmãos Cohen, é possível que o trailer, por si só, não os atraia, na verdade, até os repulse. E com isso, não há aquela vontade de assistir à premiação, porque não está lá o filme para o qual se quer torcer.

Só prá vocês terem uma idéia, “No Country for Old Men”, o filme dos irmãos citados, embolsou U$ 64 milhões nas bilheterias. Já “Bourne Ultimatum”, com Matt Damon, teve U$ 224 milhões de faturamento no cinema!

Mas a análise final deveria ser de que não há importância alguma nos números de audiência, afinal, a premiação só por acaso, nessa noite, acaba sendo um programa de tevê, e não o contrário!

 Só espero que a Academia mantenha o padrão que tem mostrado nos últimos anos, premiando o trabalho dos melhores profissionais de cinema, não se rendendo à esses índices de audiência!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: