Posted by: Simone Talarico Ross | May 16, 2008

Califórnia aprova casamento gay

A Suprema Corte da Califórnia anulou, na quinta-feira, a proibição dos casamentos homossexuais no Estado, que é o mais populoso dos Estados Unidos.

A corte concluiu que as leis locais que restringiam o matrimônio a casais homossexuais contradiziam os direitos assegurados pela Constituição Estadual. Adversários do casamento homossexual prometeram contestar a sentença com um plebiscito. O Estado da Califórnia é o segundo estado americano a fazer isso, depois de Massachusetts.

A medida deve deflagrar um amplo debate nos EUA e colocar mais um tema de alto apelo religioso e emocional na campanha para a eleição presidencial de 4 de novembro, apesar dos candidatos evitarem o assunto.

Até agora, além de Massachusetts ter sido o único Estado norte-americano que autorizava o casamento gay,  Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey e Vermont aceitam uniões civis, que garantem vários direitos aos cônjuges do mesmo sexo, mas sem um pleno reconhecimento jurídico em nível federal, como o casamento.

Em 2000, os californianos reafirmaram nas urnas uma lei estadual de 1977 que definia o casamento como a união entre um homem e uma mulher. Quatro anos mais tarde, o prefeito de San Francisco, Gavin Newsom, desrespeitou a lei ao conceder licenças para o casamento de pessoas do mesmo sexo, o que levou à disputa judicial afinal decidida ontem pela Suprema Corte estadual. Mas ainda há muita luta pela frente.

O Canarinho quer saber sua opinião! Deixe seu comentário dizendo o que você pensa sobre o assunto! Você é a favor do casamento gay? Ou você concorda que casamento deve existir apenas entre um homem e uma mulher? A união estável, seria a solução? Ou é tudo uma pouca-vergonha?

Fonte: Estadão


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: