Posted by: Simone Talarico Ross | May 21, 2008

Obama está quase lá! Mas Hilary não desiste!

O senador democrata Barack Obama alcançou ontem os delegados de que precisava para obter o apoio da maioria dos representantes do Partido Democrata em jogo nas urnas. Com uma boa vitória no estado do Oregon, com os resultados em torno de 58%-42%, o senador Barack Obama garantiu o apoio de mais da metade dos 3.253 delegados eleitos nas prévias do Partido Democrata para escolher o candidato à Presidência dos Estados Unidos.

No discurso da vitória, o jovem senador por Illinois, de 46 anos, declarou que a candidatura “está ao alcance”.

Para derrotá-lo, a senadora e ex-primeira-dama precisa que os 796 superdelegados, que não são obrigados a votar de acordo com os resultados das primárias e convenções de seus estados, virassem a mesa, ignorando o voto popular.

Hillary ganhou no Kentucky por ampla margem, 65%-30%, e insiste em que vai até o fim da temporada de eleições primárias, em 3 de junho. “Como nenhum de nós vai conseguir o número de delegados para garantir a indicação, caberá ao Partido Democrata decidir quem é o mais preparado para acabar com a guerra no Iraque e resolver a crise econômica. Vou apoiar quem quer que ela seja”, brincou a ex-primeira-dama.

Hillary também afirmou que é a pré-candidata que mais soma votos populares considerando as prévias de Flórida e Michigan, estados que não enviarão delegados à convenção de agosta por terem antecipado suas primárias. A decisão do Partido Democrata sobre o que será feito com os delegados destes dois estados só vai ser decidida em 31 de maio.

Assim, a briga continua. Obama utilizando a vantagem que possui sobre a ex-primeira-dama em número de delegados, enquanto a ex-primeira-dama defendendo a contagem dos votos obtidos na Flórida e em Michigan, o que daria a ela a maioria dos votos populares.

Acho precipitado esse clima de já venceu. Ainda há história pra ser escrita!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: