Posted by: Simone Talarico Ross | May 27, 2008

Fim de semana prolongado, uma retrospectiva

Ontem foi feriado aqui pelo Memorial Day que, como expliquei melhor aqui, é um dia que os americanos dedicam a lembrar todos os compatriotas que morreram em guerras.

Mas, no fim de semana prolongado, tanto aconteceu, que vou fazer uma síntese das notícias que eu achei mais importantes, prá gente ficar por dentro do que tem acontecido com essa sociedade.

 

Nave espacial americana pousa em Marte

Uma das notícias que eu achei mais interessante do fim de semana foi espacial. Pela primeira vez, os EUA exploram o Pólo Norte de Marte. Pouco antes de 21h em Brasília da noite de domingo, os controladores de vôo do centro da Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), em Pasadena, aqui na Califórnia, receberam o sinal de que a nave Pheonix pousou com sucesso perto do Pólo Norte do planeta Marte, onde vai pesquisar a existência de água e de sinais de vida.

 

Hillary tenta explicar referência a assassinato

Também o que se debateu bastante no fim de semana todo, foi o infeliz comentário da senadora Hillary Clinton, feito na última sexta-feira. Num discurso, Clinton fez referência ao assassinato do senador Robert Fitzgerald Kennedy (RFK), há 40 anos, para justificar sua permanência na disputa pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, na eleição de 4 de novembro.

Hillary declarou que seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, só garantiu sua primeira candidatura em junho de 1992, quando venceu a eleição primária da Califórnia, e acrescentou que Bob Kennedy foi morto em junho.

RFK foi assassinado em 5 de junho de 1968, pouco depois do anúncio de sua vitória na primária da Califórnia, que praticamente assegurava a candidatura. Estava fácil a corrida para a Casa Branca. O segundo homem da dinastia dos Kennedy, porém, não chegou a ser coroado.

 

Temporada de tornados já é a pior em 10 anos

Na sexta-feira, eu experimentei algo que nunca tinha visto aqui, na cidade onde moro: chuva de granizo. Achei estranho, tirei fotos, mas gosto de chuva, então não me preocupei muito. Já tinha encontrado uma tempestade desse tipo quando viajamos uma vez para as montanhas daqui, onde há neve no inverno e tudo mais, só que perto da costa isso não é comum. Quando assisti aos jornais à noite é que fui me assustar com a notícia do registro de um tornado bem pertinho da minha casa, fraco, sem muitas consequências catastróficas, mas assustou.

Parece que tudo está meio torcido quando se fala em condições climáticas. Nesse fim de semana 47 tornados foram registrados no país, elevando o número de mortos decorrentes desses desastres para 110 pessoas. E especialistas estão afirmando que, pelo andar da carruagem esse vai ser o ano com o maior número de tornados desde 1950. E a temporada para essas tempestades acabou de começar!

 

Morre diretor e ator americano Sydney Pollack

Ontem, depois de lutar contra um câncer que havia sido diagnosticado nove meses atrás, Pollack nos deixou, aos 73 anos.

 

Fontes: Vida Global, Associated Press

 


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: