Posted by: Simone Talarico Ross | July 21, 2008

Obama está no Iraque

Após dois dias de visita ao Afeganistão, o candidato democrata à Presidência americana, Barack Obama, chegou hoje ao Iraque, em meio a polêmica sobre o apoio do país à sua proposta de retirar as tropas americanas do país em 16 meses, caso ganhe as eleições.

No sábado, Obama teve seu primeiro contato com as tropas americanas no campo de batalha, ao visitar o Afeganistão. Na sua primeira viagem ao exterior como candidato, ele tomou o café da manhã com os soldados dos Estados Unidos.

Obama tenta afirmar suas credenciais como estadista e sinaliza um desvio de foco do Iraque para o Afeganistão. Em escala no Kuwait, ele esteve com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, que concordou em princípio com sua proposta para uma retirada gradual das forças dos EUA do Iraque. Isso está dando o que falar. A administração do governo Bush não gostou nem um pouquinho das declarações de al-Maliki.

Após ser recebido na embaixada americana em Bagdá, Obama será recebido por altos dirigentes iraquianos, dentre os quais devem estar o primeiro-ministro e oficiais americanos.

Esta é a segunda viagem de Obama ao Iraque, país no qual já esteve em 2006, junto a uma delegação do Senado dos EUA. A visita deve ter apenas algumas horas de duração. Trata-se da terceira etapa da viagem do candidato democrata, na qual já passou, como eu disse acima, pelo Afeganistão e Kuwait.

Fonte: O Globo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: