Posted by: Simone Talarico Ross | September 26, 2008

EUA já não é mais o maior emissor de carbono do mundo

Países em desenvolvimento são responsáveis atualmente por mais da metade das emissões de carbono do mundo, de acordo com um estudo do consórcio Global Carbon Project (GCP). O relatório revela que o maior aumento das emissões veio de países como China e Índia.

Até 2005 os países ricos eram os responsáveis pela maior parte das emissões de CO2 produzidas pelo homem. Hoje em dia, segundo os cientistas, os países em desenvolvimento respondem por 53% desse total. A China por exemplo passou os Estados Unidos, se tornando o maior emissor mundial de carbono. A Índia poderá se tornar o quarto maior emissor, ao passar a frente da Rússia, afirma o relatório do GCP.

Na contabilidade do estudo, em 2007 foram 10 milhões toneladas de emissão de carbono. Só a queima de combustíveis fósseis foi responsável por 8,5 bilhões de toneladas. O resto foi proveniente principalmente do desmatamento. A devastação das florestas tropicais provocou emissões de 1,5 bilhão de toneladas de carbono em 2007. América Latina e Ásia emitiram 600 milhões toneladas enquanto a África repondeu por 300 milhões.

O estudo, que será apresentado hoje em conferências simultâneas em Paris e em Washington, ainda concluiu que o índice anual de emissões aumentou desde o início do milênio.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: