Posted by: Simone Talarico Ross | December 16, 2008

Jornalista ataca Bush – e não com palavras, não!

Iraq Bush

Na sua última visita ao Iraque como presidente dos Estados Unidos, feita de surpresa neste domingo por razões de segurança, George Walker Bush também teve uma surpresa.

Bush chegou pela manhã. Pela primeira vez, foi recebido com honras de chefe de Estado, com direito aos hinos nacionais dos dois países, um sinal de que a segurança em Bagdá melhorou.

Ao lado do presidente Jalal Talabani, defendeu a necessidade de derrubar Saddam Hussein. Mas depois de assinar o pacto de segurança que prorroga a ocupação americana até o fim de 2011, Bush foi alvo de dois sapatos jogados pelo jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi aos gritos: “Este é um beijo de despedida do povo iraquiano, seu cachorro”.

Tanto o cachorro quanto sapatos são tidos como sujos e impuros no mundo árabe. Na etiqueta árabe, há até uma recomendação de não cruzar as pernas para não mostrar a sola do sapato aos interlocutores. É deselegante.

Al-Zaidi, repórter da TV iraquiana Al-Baghdaddia, com emissora no Egito, foi preso e torturado na situação de caos e anarquia em que a invasão americana jogou o país, há um ano atrás.

A família, a televisão e uma grande manifestação de xiitas no Sul de Bagdá pediram ontem a libertação de Muntazer al-Zaidi. Na Cidade de Sáder, um grande bairro pobre xiita na periferia sul de Bagdá, cerca de 10 mil pessoas marcharam em protesto contra a prisão do repórter da TV Al Baghdaddia, sediada no Egito. Um sapato foi pendurado num poste com a expressão: “Fora, EUA”. Bandeiras americanas foram queimadas.

Ironicamente, o repórter vai acabar tendo que agradecer por todas as mudanças trazidas pela invasão americana. Caso tivesse agredido o presidente nos tempos de Sadam, a pena era a morte. Os iraquianos não admitem nenhum tipo de ofensa ao seu presidente ou a qualquer convidado deste. Parece que agora ele deve pegar 2 anos de prisão.

Fonte: Vida Global


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: