Posted by: Simone Talarico Ross | April 3, 2009

Obama conquista o mundo

ob_lider_mundial

Quatro horas e meia. Esse foi o tempo necessário para o Grupo dos 20 (G-20) resolver os problemas do mundo. Ou pelo menos alguns deles.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou os principais pontos do documento final da conferência de cúpula do G-20, que aconteceu ontem, na Inglaterra.

O grupo, que reúne os 19 países mais ricos do mundo e a União Européia, organizou o que está sendo chamado de “Declaração de Londres”, que promete criar uma nova ordem mundial para, “juntos, administrarmos o processo de globalização”, manter o compromisso de ajuda aos pobres e promover uma recuperação econômica verde. Um novo encontro deve ser realizado ainda este ano.

A estréia de Barack Obama no circuito internacional está sendo considerada um sucesso. Além de ter negociado separadamente com líderes de países antes difíceis para os EUA, como Rússia e China, ele estará numa reunião da OTAN que tem por fim tentar reestruturar a organização e torná-la mais ágil e capaz de prevenir conflitos no futuro. Visão bem diferente de seu antecessor, George W. Bush.

Definitivamente uma mudança de atitude que o casal Obama levou para o cenário internacional. Só por isso já valeu ao povo americano ter eleito esse presidente.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: