Posted by: Simone Talarico Ross | March 2, 2010

10 fatos interessantes – ou não – sobre o Oscar nesse ano de 2010

Essa eu vi lá no Omelete e adorei.  A cerimônia do Oscar é neste domingo, e precisamos ficar por dentro das curiosidades deste ano – só por diversão e talvez prá ter assunto nas conversas com amigos. Então, segue uma lista de dez fatos particulares a esse ano, na festa mais badalada de Hollywood.

1. Para começar, uma bem básica: o Oscar deste ano tem dez indicados ao prêmio de Melhor Filme, o dobro dos últimos anos. Mas não é a primeira vez que isso acontece. Entre 1932 e 1943, o número de indicados era flutuante, chegando até a 12 filmes, em 1934 e 1935;

2. Avatar e Guerra ao Terror estão empatados com nove indicações cada. A diferença é que o filme dirigido por James Cameron não concorre em nenhuma categoria de atuação. E ao contrário da sua longa carreira de recordes tem um que ele não vai conseguir bater: O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei teve 11 indicações também sem menção alguma entre as listas de atores. E ganhou todas!

3. Avatar também não tem indicação para Melhor Roteiro. Mas sabe qual foi a última vez que um filme ganhou o troféu de Melhor Filme sem indicação nesta categoria? Titanic!

4. Não dá para falar de Oscar sem citar Meryl Streep. Com a sua indicação por Julie & Julia ela já soma 16 participações na maior festa do cinema. Mas isso não faz dela uma favorita. A última vez que ela ganhou, em 1983, duas das suas concorrentes deste ano – Carey Mulligan (Educação) e Gabourey Sidibe (Preciosa – Uma História de Esperança) – haviam sequer nascido.

5. E por falar em atores, três das seis indicações de Amor Sem Escalas são nas categorias de atuação – recorde para este ano. George Clooney está entre os Melhores Atores e Vera Farmiga concorre contra sua colega Anna Kendrick entre as Atrizes Coadjuvantes (aliás Kendrick é minha favorita!).

6. Falando agora em minorias, entre os diretores, Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) é a quarta mulher indicada ao prêmio, sendo que Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas), Jane Campion (O Piano) e Sofia Coppola (Encontros e Desencontros) não ganharam ou tiveram tanto favoritismo quanto agora. Vale dizer também que Lee Daniels (Preciosa – Uma História de Esperança) é o segundo negro a entrar para a seleta lista. O primeiro foi John Singleton (Os Donos da Rua), em 1992, que é também o mais jovem diretor a ser indicado.

7. Ainda sobre Preciosa – Uma História de Esperança, vale lembrar que esta é a primeira vez que um longa-metragem dirigido por um negro é indicado ao Oscar de Melhor Filme.

8. Up – Altas Aventuras é a primeira animação indicada ao prêmio principal desde A Bela e a Fera (1991).

9. Com as quatro indicações de Star Trek, o filme dirigido por J.J. Abrams empatou com Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa, de Leonard Nimoy.

10. Se Avatar ganhar o prêmio de Melhor Filme, vai ser o premiado com a maior bilheteria de todos os tempos – claro! Mas se Guerra ao Terror confirmar seu favoritismo e levar o careca dourado para casa, vai ser o ganhador do Oscar com a menor arrecadação: 18,5 milhões de dólares nos cinemas ao redor do mundo.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: